Traduzir blog

English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By Ferramentas Blog

Bem-Vindo



Ao ler um artigo, dê um click em + 1 ou compartilhe na sua rede social!!!


sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Questão de atitude


Nossa vida é feita de atitudes e decisões. Momentos são ocasiões para tomar decisões, para agir. Como já disse o axioma físico, “toda ação tem uma reação”. Eu diria, toda situação tem uma decisão. A nossa vida é feita de atitudes.

Como age um cristão em distintas circunstâncias que se lhe apresenta em sua vida?!
A resposta correta e principal é que esse modelo e exemplo da vida cristã podem se encontrar nos Evangelhos, em Cristo mesmo – Caminho, Verdade e Vida - e depois nas cartas dos apóstolos. Mas Jesus Cristo já era anunciado e prefigurado no Antigo Testamento como comprovamos ao ler no Novo Testamento “para que se cumprissem as Escrituras” ou “como diziam as Escrituras”. Sendo assim podemos buscar também no Antigo Testamento “prefigurações” de atitudes que um cristão deve ou não ter.

Veremos dentre tantos exemplos disso três: Noé, Moisés e Abraão.

Toda a história da Salvação desde a criação é uma história de amor. História de aproximação e fidelidade de Deus ao homem e de muitos afastamentos e infidelidades do homem para com Deus.

Como lemos Deus resolveu mandar um dilúvio na Terra, pois os homens já se haviam esquecido totalmente Dele. Pediu a Noé que construísse uma Arca. Estes se pôs a fazê-la. Imagine-se! Com um sol “tremendo” Noé fazendo uma arca porque Deus lhe disse que mandaria uma chuva que inundaria tudo.

As pessoas deviam pensar que estava louco, pirado, demente... Mas ele seguiu tranqüilo por saber-se cumpridor da vontade de Deus. Assim deve ser um cristão. Age de cara a Deus e não se envergonha do que é. Se crêem que está louco por amar o inimigo, perdoar, ser humilde, deixar tudo e segui-Lo, não se preocupe, este é o caminho.

O povo ainda assim, não se converte e com o passar dos anos adoram outros deuses. São exilados no Egito. E então Moisés é enviado para liberar aquele povo elegido.

Quando ia sair do Egito, tendo o mar à frente e o exército do faraó atrás o povo se queixa dizendo a Moisés se foram guiados para morrer aí. Não contarei aqui toda a história, creio que já conhecem senão leia-se na Bíblia. O fato é que o mar se abriu e o povo passou. E depois de cruzar o mar, a pé enxuto, todos se alegraram. Passado o tempo reclamam que não havia água e Deus a envia. Mas em frente que se acaba a comida, e Deus envia o maná. Então passado o tempo o povo se cansa e reclama a falta de “variedade no cardápio”. Moisés ao contrário se mantém fiel. Confia.

Um cristão não é tristão. Não vive por aí triste a reclamar da vida e sem mover os braços. Ele vê tudo com outros olhos. Se o padre fala muito, o salário não melhora, essa semana que não termina e outra semana que passou demasiado rápido. De repente a vida se torna pesada, chata. Nada, nada alegra quem vive assim. Deus tem seu tempo, e há tempo para tudo. Em tudo dai graças e mantenha a fidelidade. Confia em Deus. Ele não defrauda.

Por último Abraão, nosso pai na fé. Deus lhe promete uma descendência tão numerosa que não poderá ser contada, será mais que as estrelas do céu e mais que os grãos de areia da praia. Mas ele só tem um filho e em sua velhice. E todas as promessas? Bendito seja Deus, Ele sabe como agir. Como se não bastasse Deus pede em sacrifício seu único filho, imagine o coração desse pai, que ao chegar ao lugar do sacrifício, o filho lhe disse ver tudo preparado menos a vítima, o cordeiro. Responde com fé, Deus providenciará.

Que fé! Essa é a fé do cristão que confia. Diante dos pedidos de Deus, responde com fé, sabe que sendo fiel Deus não lhe falhará. Tem uma fé que vê mais além que os demais. Vê a mão Divina agindo.
Distintas situações.

Distintas respostas e decisões. Estes três exemplos são para pensar e comparar com a vida de cada um. Qual minha atitude?