Traduzir blog

English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By Ferramentas Blog

Bem-Vindo



Ao ler um artigo, dê um click em + 1 ou compartilhe na sua rede social!!!


quarta-feira, 14 de março de 2012

SAUDADE


Estimados leitores do outro lado da tela.


Hoje lhes escrevo sobre a saudade.


Nostalgia, “añorar”, “hechar de menos”, sentir falta, “manque”, “to miss”, são algumas das palavras utilizadas em outras línguas para expressar algo assim como a saudade.


Mas nenhuma traduz exatamente o que é saudade, porque essa palavra só existe em português.


Na verdade, eu creio que, saudade junta um pouco de tudo, se sente falta, se tem nostalgia, se pensa na pessoa que não está, se espera vê-la outra vez (ainda que já não seja nesse mundo), se revive mentalmente os momentos inesquecíveis compartidos juntos, ou basta simplesmente com recordar (re - trazer de volta – cordis em latim: - ao - coração) os momentos juntos.


Nosso espírito “voa” ao encontro da outra pessoa, e se dá uma misteriosa união; as vezes se chora, mas são lágrimas de esperanças, de lembranças e sobretudo de amor.


Quem sabe essa seja uma, ou a única tradução e um sinônimo de saudade, o amor. Toda essa miscelânea de sentimentos, se resume em AMOR, é o amor que está detrás e impulsiona tudo.


Sobre a saudade existem muitíssimas frases, como por exemplo: “O tempo não pára! Só a saudade é que faz as coisas pararem no tempo” Mário Quintana“Saudade é melhor do que caminhar vazio.” Peninha. “A juventude é uma idade horrível que apreciamos apenas no momento em que sentimos saudade dela.” A. Amurri“Aos olhos da saudade como o mundo é pequeno.”Charles Baudelaire.


Contudo, para terminar, particularmente ficarei com estas duas frases de autoria desconhecida: “saudade sim tristeza não” e “saudade é o amor que fica de quem se vai” e amor que vai de quem fica.


A saudade ao fim e ao cabo nos une. Como cantam Jorge e Mateus: “quem foi que disse que para estar junto precisa estar perto”


Eduardo Henrique da Costa