Traduzir blog

English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By Ferramentas Blog

Bem-Vindo



Ao ler um artigo, dê um click em + 1 ou compartilhe na sua rede social!!!


domingo, 23 de janeiro de 2011

Ser dom

“Tudo foi criado como um presente para mim, e eu fui criado como um presente para os demais” Chiara Lubich.

A palavra dom é comumente usa para designar aptidão a algo, a algum instrumento musical, a alguma profissão, ou também usamos para referir-se a características pessoais de alguma pessoa, por exemplo, “o fulano tem um dom para falar”, “o ciclano tem um dom para tocar o violão”, não importa exatamente a forma empregada, oq eu importa aqui é que de qualquer forma podemos perceber uns traços gerais muito importantes dessa pequena consideração que fizemos.

Dom conota algo pessoal, ou seja que faz da pessoa, tem um sujeito que o leva em si e o executa, e ao mesmo tempo tem um toque, um sentido natural, não é algo como o virtuosismo, “virtuosi” se diz daquele que tem habilidade técnica para a arte, música etc, essa habilidade é conseguida através da força do hábito te treinar várias horas por dia.

O dom é diferente, em geral aplicamos a palavra dom para aquilo que sai naturalmente e de forma, digamos acentuada em um sujeito, ou seja, não adquirimos, vem com cada um. Por isso outra expressão usada habitualmente é “nasceu pra isso”.Sendo assim podemos vê-lo como uma vocação natural, voco em latim chamar, um chamado.

A raiz latina da palavra mais comum é donum, inclusive são bastante parecidas, algo dado, donativo, presente, oferta, sendo natural, é algo dado para nós de maneira gratuita, fácil de entender, não é?!

No entanto, existe outra raiz que pode aportar algo novo a nossa palavra, ou melhor, uma nova perspectiva. A raiz latina donare, significa doar, dar, doar-se. Assim, além de ser dado naturalmente, é algo para dar, devemos doar o dom recebido, pois um dom escondido é como uma lâmpada debaixo de uma cama na ilumina nada e para pouco nos serve.

E não venha dizendo que não há nenhum dom para dar que você “não serve para nada”, mentira. Basta descobrir. E ademais, todos temos em comum algo que é dos maiores e mais importantes dons, a vida. Recebemo-la para dá-la, nesta perspectiva que viemos falando, a vida é compartida doada aos demais, contra qualquer rasto egoísta.

Cada um de nós em si, pelo fato simples de viver, é um dom, por tanto, recebemo-la gratuitamente e a damos da mesma forma, por isso somos seres de relação, ninguém vive só, estamos chamados a abertura com os demais e com o aquele que dá a vida, Deus.

Seja um presente a todos que convivem a sua volta!

EHC

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário, pergunta ou sugestao: