Traduzir blog

English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By Ferramentas Blog

Bem-Vindo



Ao ler um artigo, dê um click em + 1 ou compartilhe na sua rede social!!!


quarta-feira, 12 de maio de 2010

Laudes e Missa com Laudes


Hoje conversaremos sobre um assunto muito interessante que foi pedido por uma leitora, o tema das Laudes e Laudes na Missa:
Para falar de Laudes antes temos que antes introduzir a Liturgia das Horas já que esta faz parte dela.
A Liturgia das Horas chama-se assim porque é justamente uma oração nos determinados momentos (horário) ao longo do dia com a finalidade de colocar-nos em comunhão com Cristo e santificar nosso dia. Também pode ser conhecida como ofício divino ou breviário (que é mais propriamente um dos nomes que recebe o livro que contem essa oração).
Podemos dizer que sua origem é na tradição judaica que a fim de recordar e reforçar os compromissos com a Aliança feita por Deus através da oração dos salmos, a Igreja nos seus primeiros séculos seguiu essa idéia direcionando-a a Cristo.  Por isso é divida em horas, as principais são as laudes (pela manha), hora média (com 3 possibilidades, 9 h, 12 h e 3h da tarde), vésperas (pela tarde) e completas (pela noite). Isso acompanhando também os tempos litúrgicos.
A Liturgia das Horas é oração da Igreja e sendo assim é oração de todos fieis mesmo que o normal é dizer referindo-se a sacerdotes e religiosos, todo o povo fiel é convidado a rezar essa oração.
Mas o que nos interessa agora é a Laudes, mesmo que na forma completa das liturgia das horas também se pode fazer antes o que se chama oficio das leituras, a laudes é a primeira oração do dia, laudes vem do latim e seu significado é louvor, e esse é o fim desta hora.
Vejamos o esquema que segue essa oração:
·        Invitatório:
Presidente: Abri os meus lábios, ó Senhor!
Resposta: E minha boca anunciará Vosso louvor!
·        Hino: Para cada dia e cada momento do mesmo há um hino diferente.
·        Salmodia e cântico; dois salmos e um cântico (do Antigo testamento), sempre iniciados por uma antífona correspondente.
·        Leitura breve – do Novo Testamento - Breve momento em que se ouve e, em seguida, medita-se a Palavra de Deus.
·        Resposta breve
·        Cântico Evangélico:
Nas Laudes, o Cântico Evangélico será sempre o Benedictus, que é o Cântico de Zacarias narrado no Evangelho segundo São Lucas capítulo 1, versículos de 68 a 79.
·        Preces.
·        Oração do Senhor (Pai Nosso)
·        Oração conclusiva: Para cada dia há uma oração própria.
Essa é a laudes, recapitulando, oração de louvor que se faz pela manha dentro do conjunto da Liturgia das Horas, oração da Igreja por tanto nos só os sacerdotes e religiosos (que tem o dever de rezá-la), mas, todo povo fiel também é chamado a rezá-la dentro de suas possibilidades.
E a laudes dentro da missa, já que a oração da Liturgia das Horas é oficial (não espontânea, tem uma fórmula), se reza os textos bíblicos sempre com vista em Cristo, e litúrgica, está intimamente ligada a Santa Missa, tanto a Eucaristia como a Liturgia das Horas foram chamadas sacrificium laudis, sacrifício de louvor, pois ambas tem caráter de ação de graças e louvor como elementos principais no culto litúrgico. Por tanto se pode até rezar a Laudes dentro da missa, assim o celebrante não se fará o ato penitencial e se dará lugar a salmodia e ao cântico, logo segue as leituras normais da santa missa e toda a celebração, e depois da comunhão se reza o benedictus ou canto de Zacarias, logo oremos e bênção normalmente.
Espero que tenha servido de algo a todos, agradeço a leitora que enviou a sugestão, qualquer outra sugestão ou pergunta escrevam podendo fazê-lo responderei aqui.
EHC

6 comentários:

  1. Obrigada!!!pelos esclarecimentos, foi sim de muita importância.
    Deus te abençoe!

    ResponderExcluir
  2. Eduardo Henrique da Costa18 de maio de 2010 às 07:17

    Denada! podendo sempre estaremos deispostos a esclarecer, perdoa um pouco de demora, pois ultimamente, meu tempo foi pouco. Amém!

    ResponderExcluir
  3. obrigado eduardo. Sou cerimoniario e tenho uma missa com laudes para argganizar. Foi muito valido este teu texto. Paz e bema argganizar. Foi muito valido este teu texto. Paz e bem

    ResponderExcluir
  4. Eduardo H Costa - Pantarei11 de outubro de 2011 às 09:00

    Denada. Fico feliz em poder ter ajudado. Paz e bem.

    ResponderExcluir
  5. 0brigada pela orientação. Valeu para esclarecimento. Tinha dúvidas quanto à sequência.

    ResponderExcluir
  6. Muito obrigada pela explicação do poder d oração d laudes

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário, pergunta ou sugestao: