Traduzir blog

English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By Ferramentas Blog

Bem-Vindo



Ao ler um artigo, dê um click em + 1 ou compartilhe na sua rede social!!!


terça-feira, 7 de setembro de 2010

Qual sentido da dor?


A Cruz que o papa João Paulo II entregou para os jovens para que peregrinasse pelo mundo em cada Jornada Mundial da Juventude, está peregrinando pela Espanha já que a próxima JMJ será celebrada em tal país no mês de agosto do ano que vem.
Na última semana ela esteve pelas terras de Navarra, e nos dias 3,4 e 5 deste mês foi vez da cidade de Pamplona receber a Cruz peregrina, ou Cruz da jornada ou Cruz dos jovens.
Na celebração da missa com o Bispo desta diocese ele nos dizia sobre a cruz e o sofrimento e recordando suas palavras e motivado pelo momento que vivemos ao recebê-la escreve estas palavras.
Às vezes parece ser que Deus não nos vê, que é indiferente aos nossos sofrimentos, e quando sofremos rogamos a Ele parece ser que não obtemos resposta, Deus não me escuta pode ser muitas das vezes a reação.
Será mesmo assim? Deus é indiferente, criou-nos e nos deixou. Ou estará feliz ao ver como afrontamos nossas dificuldades, como uma diversão.
Não, já dizia Isaac Newton que Deus não joga aos dardos conosco e é assim, Deus não joga com a gente. O silencio divino não é um silencio de indiferença, mas, ao contrário, de ensinamento e amor.
Porque Jesus, o próprio Deus se encarnou, fugiu para um país distante poruqe buscavam matar-lhe, teve uma vida simples e humilde, quando começa a pregar é rejeitado pelo seu povo e como se não bastasse com isso morreu numa cruz, sofrendo imensamente. E Jesus, verdadeiro Deus e verdadeiro homem, naquele momento de dor também se sentiu abandonado, basta recordar quais foram suas palavras: “Pai por que me abondonaste?.
Ele não joga conosco ele nos entende e pelo fato de Deus mesmo ter sofrido e passado pelo abondono humano, o sentido que ele dá ao sofrimento é outro.
Todos nós temos nossas cruzes, mas a pergunta que temos que fazer a partir de agora não é, por quê?  Mas sim, qual o sentido que tem a minha cruz a partir do momento que Deus se entregou em uma por mim? Ele veio e nos dá um sentido novo, e vendo desde esta óptica a nossa cruz de cada dia servirá pra nossa santificação e salvação pessoal e de outras pessoas, ela não é mais signo de ignomínia e castigo como antes de Jesus. Agora ela é expressão do máximo amor! Para seu seguimento Jesus não disse joga fora sua cruz, ao contrário, tome-a e me siga, porque Eu fui o primeiro e estarei contigo ainda que penses que não!
EHC

2 comentários:

  1. É isso mesmo, Dudu! Um fato: todos temos cruzes! Outro fato: são intransferíveis nossas cruzes! Terceiro fato: sempre dizemos: 'CRUZES!!! Quantas cruzes eu tenho!!!'
    Sim, como você lembrou, o ser humano, quase sempre, quando defrontado com o sofrimento, enxerga em Deus, quando não o culpado, o indiferente, o castigador implacável...
    A mim agrada pensar o Deus-Amor como a principal vítima de todo o mal que ocorre a seus filhos e filhas. Claro, Deus não pode padecer, mas pode Com-padecer-se! (vou parar por aqui... senão extrapolo os limites convenientes a um comentário... rksrksr)
    Abção! Felicidades!

    ResponderExcluir
  2. Valeu Adriano, sim é muito importante lembrar essa questao. Extrapole o qto queira será sempre bem vindo! Abço

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário, pergunta ou sugestao: