Traduzir blog

English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By Ferramentas Blog

Bem-Vindo



Ao ler um artigo, dê um click em + 1 ou compartilhe na sua rede social!!!


quarta-feira, 14 de março de 2012

SAUDADE


Estimados leitores do outro lado da tela.


Hoje lhes escrevo sobre a saudade.


Nostalgia, “añorar”, “hechar de menos”, sentir falta, “manque”, “to miss”, são algumas das palavras utilizadas em outras línguas para expressar algo assim como a saudade.


Mas nenhuma traduz exatamente o que é saudade, porque essa palavra só existe em português.


Na verdade, eu creio que, saudade junta um pouco de tudo, se sente falta, se tem nostalgia, se pensa na pessoa que não está, se espera vê-la outra vez (ainda que já não seja nesse mundo), se revive mentalmente os momentos inesquecíveis compartidos juntos, ou basta simplesmente com recordar (re - trazer de volta – cordis em latim: - ao - coração) os momentos juntos.


Nosso espírito “voa” ao encontro da outra pessoa, e se dá uma misteriosa união; as vezes se chora, mas são lágrimas de esperanças, de lembranças e sobretudo de amor.


Quem sabe essa seja uma, ou a única tradução e um sinônimo de saudade, o amor. Toda essa miscelânea de sentimentos, se resume em AMOR, é o amor que está detrás e impulsiona tudo.


Sobre a saudade existem muitíssimas frases, como por exemplo: “O tempo não pára! Só a saudade é que faz as coisas pararem no tempo” Mário Quintana“Saudade é melhor do que caminhar vazio.” Peninha. “A juventude é uma idade horrível que apreciamos apenas no momento em que sentimos saudade dela.” A. Amurri“Aos olhos da saudade como o mundo é pequeno.”Charles Baudelaire.


Contudo, para terminar, particularmente ficarei com estas duas frases de autoria desconhecida: “saudade sim tristeza não” e “saudade é o amor que fica de quem se vai” e amor que vai de quem fica.


A saudade ao fim e ao cabo nos une. Como cantam Jorge e Mateus: “quem foi que disse que para estar junto precisa estar perto”


Eduardo Henrique da Costa

3 comentários:

  1. Anápolis - Goiás15 de março de 2012 14:20

    Amado Eduardo do outro lado da tela.
    SAUDADE!....é tudo isso e mais, é sentir o outro perto quando na verdade esta longe, SAUDADE!... e sentir dor sem saber onde dói como dói e porque dói, é inexplicável, só tem saudade quem verdade AMA.
    Quem sabe e convive com a Saudade chora, sorri, canta, fica triste e sem comer, brinca mas, "AMA" e tem sempre a certeza do encontro.
    Eduardo, Jesus eu Confio em Vós! e assim com essa fé da esperança aprendemos a conviver com a saudade com a certeza de que ela também passa e onde a existe SAUDADE existe Amor.
    Sim, Eduardo, "SAUDADE É O AMOR QUE FICA DE QUEM SE VAI" E O AMOR QUE VAI DE QUEM FICA!
    Obrigado por sempre nos trazer através da tela mensagens e reflexões que nos ajuda na nossa vida diária.
    Deus o abençoe e te capacite cada vez mais.
    Abraço carinhoso

    ResponderExcluir
  2. Sim, disse tudo!!!!!!!!!
    Concordo particularmente, e ficarei também com estas duas frases de autoria desconhecida: “saudade sim tristeza não” e “saudade é o amor que fica de quem se vai” e amor que vai de quem fica.
    E ao ler meus olhos não conseguiram ficarem firmes, se disfez em ládrimas, já que esse
    é nosso sentimento qdo se trata de saudade!!!!
    Um grande abraço!!

    ResponderExcluir
  3. Olá um abraço a vocês, bem expressei o que vivo sobre a saudade, e creio que todos que vivemos essa experiência, saudade é amor com esperança.

    Ter-lhes como leitores, é uma honra pra mim. E alegro-me de que os artigos os ajudem em algo nas suas vidas.

    Que Deus lhes abençoe.

    Eduardo Henrique da Costa

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário, pergunta ou sugestao:

Receba cada novo artigo no seu e-mail. Basta por seu e-mail, clicar em submit, logo as letras.