Traduzir blog

English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By Ferramentas Blog

Bem-Vindo



Ao ler um artigo, dê um click em + 1 ou compartilhe na sua rede social!!!


sábado, 22 de maio de 2010

Visita a Mãe!

Primeiramente estimados leitores do outro lado da tela, queria desculpar-me por não estar escrevendo nos últimos dias, realmente o tempo não me permitiu, e nos próximos dias tampouco sei se me permitirá.
Mesmo que se deu há 10 dias, hoje quero falar brevemente sobre a viagem do Papa Bento XVI a Portugal que se deu entre o dia 11 e 14 deste mês, sua 15 viagem internacional.
A viagem começa desde o principio com palavras muitas expressivas do Papa aos jornalistas ainda no avião. Ele disse que “os ataques ao Papa e a Igreja não somente vem de fora, mas os sofrimentos da Igreja procedem precisamente de dentro da Igreja do pecado que se dá dentro da Igreja” completando “o Senhor é mais forte que o mal e a Virgem é para nós garantia visível, maternal, da bondade de Deus”. Que coragem, que fortaleza!

Chegando a Lisboa pela manha se reuniu com os poderosos e cultos do lugar deixando a mensagem que a Igreja deve dialogar com a cultura a partir da verdade.

Em Fátima deu graças à “mão invisível que salvou o Papa João Paulo II” presenteando uma rosa de ouro pelas maravilhas realizadas pelo Onipotente por mediação da Virgem. E sobre o terceiro segredo de Fátima falou não fazer menção só ao atentado sofrido por João Paulo II, mas a “realidades do futuro da Igreja que se desenvolvem e se mostram paulatinamente”.

Aos enfermos se dirigiu assim: “a força divina brilha na debilidade humana” e “o vosso sofrimento salva os demais” terminando por fazer-lhes um convite a ir com ele e participando com o sofrimento na obra de salvação do mundo.

Momento muito bonito também foi às palavras dirigidas aos sacerdotes fiais agradecendo pela fidelidade ao evangelho e a Igreja. Fazendo depois um ato de consagração dos sacerdotes a Virgem, uma oração nascida da intimidade de seu coração.

Foi uma viagem onde o Papa mostrou seu lado íntimo, mostrando-se muito feliz tendo um carinho retribuído em números pelo povo: na explanada do santuário de Fátima se congregaram mais de meio milhão de pessoas, 100 mil mais que quando no ano 2000 foram beatificados por João Paulo II Jacinta e Francisco. Em Lisboa 200 mil pessoas na Missa e em Oporto umas 120 mil. Fora as pessoas que estavam nas ruas e localidades por onde ele se deslocava de um lugar a outro, podemos dizer que de um país de 10 milhões de habitantes, 10 por cento encontrou o Pontífice.

Demos graças a Deus e rezemos pelo Papa. Se você gostaria saber mais da visita sugiro entrar na página do Vaticano (vatican.va) que você pode linkar aqui ao lado e também no site Zenit. Um abraço. Ótima semana.

Nossa Senhora de Fátima, rogai por nós!

EHC


quarta-feira, 12 de maio de 2010

Laudes e Missa com Laudes


Hoje conversaremos sobre um assunto muito interessante que foi pedido por uma leitora, o tema das Laudes e Laudes na Missa:
Para falar de Laudes antes temos que antes introduzir a Liturgia das Horas já que esta faz parte dela.
A Liturgia das Horas chama-se assim porque é justamente uma oração nos determinados momentos (horário) ao longo do dia com a finalidade de colocar-nos em comunhão com Cristo e santificar nosso dia. Também pode ser conhecida como ofício divino ou breviário (que é mais propriamente um dos nomes que recebe o livro que contem essa oração).
Podemos dizer que sua origem é na tradição judaica que a fim de recordar e reforçar os compromissos com a Aliança feita por Deus através da oração dos salmos, a Igreja nos seus primeiros séculos seguiu essa idéia direcionando-a a Cristo.  Por isso é divida em horas, as principais são as laudes (pela manha), hora média (com 3 possibilidades, 9 h, 12 h e 3h da tarde), vésperas (pela tarde) e completas (pela noite). Isso acompanhando também os tempos litúrgicos.
A Liturgia das Horas é oração da Igreja e sendo assim é oração de todos fieis mesmo que o normal é dizer referindo-se a sacerdotes e religiosos, todo o povo fiel é convidado a rezar essa oração.
Mas o que nos interessa agora é a Laudes, mesmo que na forma completa das liturgia das horas também se pode fazer antes o que se chama oficio das leituras, a laudes é a primeira oração do dia, laudes vem do latim e seu significado é louvor, e esse é o fim desta hora.
Vejamos o esquema que segue essa oração:
·        Invitatório:
Presidente: Abri os meus lábios, ó Senhor!
Resposta: E minha boca anunciará Vosso louvor!
·        Hino: Para cada dia e cada momento do mesmo há um hino diferente.
·        Salmodia e cântico; dois salmos e um cântico (do Antigo testamento), sempre iniciados por uma antífona correspondente.
·        Leitura breve – do Novo Testamento - Breve momento em que se ouve e, em seguida, medita-se a Palavra de Deus.
·        Resposta breve
·        Cântico Evangélico:
Nas Laudes, o Cântico Evangélico será sempre o Benedictus, que é o Cântico de Zacarias narrado no Evangelho segundo São Lucas capítulo 1, versículos de 68 a 79.
·        Preces.
·        Oração do Senhor (Pai Nosso)
·        Oração conclusiva: Para cada dia há uma oração própria.
Essa é a laudes, recapitulando, oração de louvor que se faz pela manha dentro do conjunto da Liturgia das Horas, oração da Igreja por tanto nos só os sacerdotes e religiosos (que tem o dever de rezá-la), mas, todo povo fiel também é chamado a rezá-la dentro de suas possibilidades.
E a laudes dentro da missa, já que a oração da Liturgia das Horas é oficial (não espontânea, tem uma fórmula), se reza os textos bíblicos sempre com vista em Cristo, e litúrgica, está intimamente ligada a Santa Missa, tanto a Eucaristia como a Liturgia das Horas foram chamadas sacrificium laudis, sacrifício de louvor, pois ambas tem caráter de ação de graças e louvor como elementos principais no culto litúrgico. Por tanto se pode até rezar a Laudes dentro da missa, assim o celebrante não se fará o ato penitencial e se dará lugar a salmodia e ao cântico, logo segue as leituras normais da santa missa e toda a celebração, e depois da comunhão se reza o benedictus ou canto de Zacarias, logo oremos e bênção normalmente.
Espero que tenha servido de algo a todos, agradeço a leitora que enviou a sugestão, qualquer outra sugestão ou pergunta escrevam podendo fazê-lo responderei aqui.
EHC

sexta-feira, 7 de maio de 2010

Mãe cansada!

Essa mensagem me deu um amigo, a encontrou em algum site e me disse: veja se não parece nossas mães!

Mãe cansada, que sempre dorme

quando canta para o filho dormir

Não tem tempo para se alimentar

quando o filho quer mamar.

Mãe que brinca com lágrimas

num rosto feliz

E é sempre mãe, professora,

amiga, aprendiz!

Que não guarda o choro nem a

dor quando o filho vai partir

para bem longe vai seu coração,

mundo afora!

Ela sabe que chegou a hora...

Sua emoção vai disparar sempre

que o filho voltar!

E quantas horas de sono

perdidas quando ele sair!
Sofre calada, não reclama

mas quando o filho bate à

porta, seu coração inflama

seus olhos brilham e então

dorme seu sono de paz!
E assim, toda uma vida se faz!

Assim, só pode ser você, mãe!

Feliz dia das mães!!

Feliz dia das Mães!

Maio, mês das flores, onde a natureza se renova em uma multidão de cores, pois chegoua primavera. Maio mês das mães. Maio, mês da Mãe, Maria Santíssima.

Chama-me atenção que as palavras que expressam nossos mais profundos sentimentos ou encerram em si um significado enorme, são pequenas; dor, amor, rir, chorar, paz, alegria, mãe, pai.

Mãe uma palavra tão pequena para expressar-se sobre um mistério tão grande, quantas coisas contem essa palavra tão pequenina, contem amor, sofrimento, alegria, dedicação, entrega, carinho, renuncia... E alista poderia alargar-se muito mais. Tão pequena e tão única já que não me recordo nenhuma palavra que rime com mãe.

No dia das mães que celebramos, gostaria de expressar minha gratidão para todas as mães do mundo e principalmente aquelas que fazem parte da minha vida começando pela minha. Obrigado pelo sim que deram a vida!!!

Obrigado. Quando o mundo busca heróis, e nossas mentes voam nos filmes, revistas em quadrinhos com os personagens fictícios que se nos apresentam, encontramos nelas, nas mães a heroicidade de uma mãe aranha que se agarra forte em seu filho para proteger de todo mau, mãe invisível, aquela que sabe sofrer em silencio e ama o seu filho mesmo que não o perceba continua fazendo todo que pode por ele, mãe elástico, se desdobra como pode com todas suas ocupações, mas sempre encontra um tempo para seus filhos.

Obrigado Mães. E neste mês das mães como não podemos esquecer-nos da mãe por excelência; se maio é mês das mães, é com maior propriedade mês de Nossa Senhora, por isso neste mês não nos esqueçamos de oferecer nosso presente a Ela, pode ser mais orações, mais paciência, fazer as coisas com mais amor e tenho certeza ficará muito feliz... Que Nossa Mãezinha do Céu, a mãe por excelência, possa ser sempre o modelo de mãe pra vocês, que as proteja, de forças e interceda diante do seu Filho Jesus na intenção de cada uma.

A todas mamães do mundo: Feliz dia das Mães!

EHC