Traduzir blog

English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By Ferramentas Blog

Bem-Vindo



Ao ler um artigo, dê um click em + 1 ou compartilhe na sua rede social!!!


quinta-feira, 10 de junho de 2010

Esporte e vida!

E que pode ensinar-nos o futebol ou esporte em geral?

Bem o próprio Nelson Mandela para iniciar a mudança cultural do país sede da copa, usou de um esporte como aí para unir diversa tribos, brancos e negros sobre a mesma paixão e a partir daí fazer uma alteração social, isso vocês podem ver melhor no filme de história verdadeira, Invictus.

São Paulo ao exortar a comunidade de Corinto à fidelidade usa uma imagem muito expressiva e acertada, I Cor 9, 24: “Nas corridas de um estádio, todos correm, mas sabeis bem que um só recebe o prêmio, correi, pois, de tal maneira que o alcanceis”. Nosso caminho de salvação é uma “competição” contra o mundo, o pecado, e nós mesmos. Notamos assim o grande alcance do esporte, e mesmo em nossa vida dos cristãos pode servir de auxílio para a formação humana, que é base para uma boa vida espiritual. Já diz o ditado popular: “se conhece o homem na mesa e no campo”.

O Papa João Paulo II gostava de subir montanhas e andar de caiaque, ademais de ser goleiro quando jogava futebol.
O Sumo Pontífice, em 1984 valorizou o esporte em uma alocução, por ocasião do jubileu dos desportistas, no Ano Santo da Redenção:

Através da metáfora da sadia competição desportiva, o apóstolo põe em evidência o valor da vida, comparando-a a uma corrida rumo a uma meta não só terrestre e passageira, mas eterna, uma corrida em que não só um, mas todos podem ser vencedores.

São Dom Bosco conquistava a juventude com seu carisma, além disso, praticava esportes de maneira muito alegre e sadia com os jovens.

Papa Bento XVI também enfatizou a importância do esporte dizendo que o esporte pode promover o desenvolvimento da pessoa “quando é vivido com espírito adequado e respeitando a dignidade; o esporte ajuda a promover o desenvolvimento da pessoa.”

O Papa enfatiza a importância da relação entre corpo e espírito, de estarem sempre em harmonia: “Quando se pratica o esporte profissionalmente há que preservar a harmonia interior entre corpo e espírito para não reduzir o esporte só a mera busca de resultados.”

Um grupo chamado “Mensageiro da Paz” conseguiu unir um povo marcado pela difícil situação de seu país: o povo do Iraque. A seleção iraquiana, uma “equipe multiétnica formada por árabes e kurdos, sunitas e xiitas” foi a ganhadora da ultima Copa da Ásia.

Percebemos no esporte feito de maneira sana, ou vivido como torcida de maneira sana a dimensão social, pelo fato do homem ser por natureza um ser social, o futebol é uma das maiores expressões disso porque não se pratica só, como é bom reunir com os amigos para “jogar uma bolinha” e descansar, a não ser que jogue no vídeo game contra uma máquina. Depois o bom ou mau exemplo que um esportista pode dar, pois ao ser visto e admirado profissionalmente por muita gente, são exemplos e pena que muitas vezes são maus. Serve ainda para descansar a mente, descarregar as tensões, não quero dizer no sentido de jogar duro para lesionar os outros como loucos, sem razão.

Temos que ser torcedores ou praticadores de algum esporte, mas lembremos de fazê-lo sempre de maneira saudável, sem exageros, é muito penoso ver brigas entre pessoas, às vezes chegando à morte por um time ou algo assim.

Aproveitemos o lado bom do esporte, e agora em época de Copa do Mundo, vivamos esta festa mundial de modo bom e sano.

Viva o Brasil!!!

EHC

2 comentários:

  1. Gostei da passagem de Coríntios que você utilizou. É uma das minhas preferidas rsrs... Além do mais, é muito positivo ressaltar a importante, por não dizer fundamental, relação que existe entre o corpo e o espírito.
    Abraçco!

    Thiago Humelino – Rio de Janeiro.

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário, pergunta ou sugestao: