Traduzir blog

English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By Ferramentas Blog

Bem-Vindo



Ao ler um artigo, dê um click em + 1 ou compartilhe na sua rede social!!!


segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

Renúncia de Bento XVI


Estimado leitor do outro lado da tela, com surpresa recebemos hoje pela manhã a notícia do anúncio por parte do Papa Bento XVI da sua renúncia no próximo dia 28 de fevereiro.

Para nós é algo novo, pois nos últimos quase 600 anos não se dá uma renúncia, se diz que o último foi Gregório XII 1415, ainda que sobre essa questão agora mesmo se dizem diversidade de coisas, é melhor não se aventurar e estudar o assunto.

Por isso só quero destacar, alguns pontos do anúncio do Papa esta manhã:

...uma decisão de grande importância para a vida da Igreja...

...Repetidamente... examinado minha consciência perante Deus, eu tive certeza de que minhas forças, devido à avançada idade, não são mais apropriadas para o adequado exercício do ministério de Pedro...

...Contudo, no mundo de hoje... para governar a barca de São Pedro e proclamar o Evangelho, é necessário tanto força da mente como do corpo, o que, nos últimos meses, se deteriorou em mim numa extensão em que eu tenho de reconhecer minha incapacidade de adequadamente cumprir o ministério a mim confiado...

...com plena liberdade, declaro que renuncio ao ministério como Bispo de Roma, sucessor de São Pedro, confiado a mim pelos cardeais em 19 de abril de 2005...

Caros irmãos, agradeço sinceramente por todo o amor e trabalho com que vocês me apoiaram em meu ministério, e peço perdão por todos os meus defeitos. E agora, vamos confiar a Sagrada Igreja aos cuidados de nosso Supremo Pastor, Nosso Senhor Jesus Cristo, e implorar a sua santa mãe Maria para que ajude os cardeais com sua solicitude maternal, para eleger um novo Sumo Pontífice. Em relação a mim, desejo também devotamente servir a Santa Igreja de Deus no futuro, através de uma vida dedicada à oração.

Essa declaração é sem dúvida claríssima, e serena.  Sem dúvida vivemos um momento único na História da Igreja e para todo o Mundo como dizia um colunista de um jornal. Como pronunciava o porta voz do Vaticano – Lombardi - em entrevista, o papa se encontra sereno, tranquilo, não é uma decisão que se toma de uma hora para outra, se retirará a um Mosteiro de Clausura no próprio Vaticano depois da eleição do novo Pontífice e que agora se partirá ao previsto no Código de Direito Canônico para esse momento, umas das primeiras coisas que disse o Código sobre essa situação é que a renúncia por saúde é possível se o Papa o faz livremente, coisa que Bento XVI deixa claro a vista de todos.

A Igreja sempre será guiada sempre pelo Espírito Santo. E Cristo estará sempre presente dando Vida a Ela. Seguimos a Cristo. Seja qual seja o próximo Papa, será bem vindo, seguramente diferente do atual e as pessoas gostarão menos ou mais dele. Mas será nosso Pastor, “doce Cristo na Terra” em palavras de Santa Teresinha, por tanto, sobretudo, desde já, rezemos por Ele, e agradeçamos a Deus pela benção de Bento XVI entre nós.


Eduardo Henrique da Costa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário, pergunta ou sugestao: