Traduzir blog

English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By Ferramentas Blog

Bem-Vindo



Ao ler um artigo, dê um click em + 1 ou compartilhe na sua rede social!!!


terça-feira, 20 de abril de 2010

A arte de pensar !!!

A arte de pensar 1
Desde os primórdios o ser humano se viu curioso em saber o porquê das coisas que passavam ao seu redor, usando sua inteligência e pensamento em outras épocas o mais comum para explanar o motivo das coisas foram os mitos, segundo uma determinada cultura, por exemplo, os mais famosos são os dos Egípcios, a criação era explicada segundo eles pelas crescidas do Nilo; devido ao derretimento do gelo de um monte, surgiu a explicação do surgimento dos deusas, dos faraós, tambem havia uma cosmogonia mesopotâmica (baseada no delta do rio Tigre e Eufrates e se encontra isso em um escrito de nome: Enuma Elish, s. XXIII – XX a.C. Assim se explicava também a razão de uma seca ou de outras coisas.

Mais tarde gregos e romanos, explicariam com seus deuses a causa de tudo, havia deus para tudo, e era preciso sacrificar pois assim não se despertava a ira deles, o que se chama "pax deorum", paz dos deuses. Aqui enumeramos uma lista de alguns, emparelhando deuses gregos e latinos:

Gregos - Latinos (romanos)

AFRODITE....................Vênus – deusa da beleza e amor
APOLO..........................Apolo - deus do sol e patrono da verdade
ARES.............................Marte - deus da guerra
ÁRTEMIS .....................Diana – deusa da caça
ATENA..........................Minerva – deusa da sabedoria e protetora na guerra
CRONOS......................Saturno – deus pai de júpiter, netuno e plutao
DEMÉTER.....................Ceres – deusa da agricultura
EROS.............................Cupido – deus do amor
GÉIA..............................Terra – deusa cósmica, gerou Urano
HADES...........................Plutão – deus do inferno
HERMES........................Mercúrio – deus mensageiro dos deuses
POSEIDON....................Netuno – deus do mar
TÂNATOS......................Morte
ZEUS..............................Júpiter-deus senhor do Olimpo e da ordem universal

Porém, era tudo bastante superficial. Alguns homens de grande formação, instruídos no caminho do saber, pensadores, quiseram ir mais além, aí nasceu a filosofia.

A Filosofia desse modo nasce para explicar racionalmente a origem e astransformaçoes que ocorrem. Inicialmente os filósofos acreditavam que tudo que existia era originado a partir da natureza (phisis).

O nome filosofia vem do grego, e é composto por duas palavras, filos(amigo) e sofia (sabedoria), temos então, amigo da sabedoria, o que busca a sabedoria, o conhecimento.

Voltando aos nossos amigos pensadores. Cada um começou a observar, pensar e pensar e dar segundo seu estudo e as vezes tomando em consideração o dito já por um pensador anterior. Temos assim na historia da filosofia nossos primeiros pensadores chamados de pré-socráticos (filósofos anteriores a Sócrates. Essa divisão propriamente, se dá mais devido ao objeto de sua filosofia). Exemplos: Tales (o principio ou arché seria a água), Anaxímenes (pensava que a origem de todas as coisas teria de ser o ar ou o vapor), Heráclito (fogo como primeiro principio), e muitos outros, assim até chegar a Sócrates, depois Platão e Aristóteles sobre esses já conversaremos sobre depois.
Continuará no próximo artigo!
Bem vindo à sessão Filosofia.

EHC

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário, pergunta ou sugestao: