Traduzir blog

English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By Ferramentas Blog

Bem-Vindo



Ao ler um artigo, dê um click em + 1 ou compartilhe na sua rede social!!!


quinta-feira, 29 de abril de 2010

Pensar!!!

Olá, o texto a seguir se pode dizer que é uma continuaçao do texto a arte de pensar! Recomendo que se leia antes, para assim dar continuidade, mesmo que se possa entender este sozinho, em fretnte!!!

O ser humano em filosofia se define classicamente como “individua substancia rationalis naturae” “substancia individual de natureza racional”, ou também mais simples animal racional. Por natureza somos compostos de um intelecto, ao contrário de qualquer outro animal somos capazes de pensar sobre nosso agir, sobre o mundo a nossa volta, somos conscientes dos nossos atos em nosso estado normal. Podemos dizer que somos filósofos num sentido amplio da palavra por natureza, porque então muitas vezes agimos como animais irracionais.

Cada pessoa sana pode pensar e chegar a ser um filosfo não profissionalmente e sim porque como ser humano cedo ou tarde vamos perguntar-nos, porque estou aqui? Onde estou? Para onde vou?

Como vamos fazer frente às coisas terríveis que alguns tentam propagar com força, buscando minimizar nossa dignidade ou querendo dar-nos uma falsa idéia de determinado assunto, as quais são ditas, propostas e muitas das vezes aceitas.

Se só engolimos tudo que vemos na televisão, rádio internet..., sem nenhum espírito crítico, no sentido de pensar sobre o assunto, se ao eleger nossos representantes políticos não somos capazes de olhar um pouco a moral de tão pessoal e levamos nossa democracia como brincadeira tirando a importância de saber neste caso, eleger nossos representantes e governantes.

Se não ensinamos nas escolas as nossas crianças raciocinar corretamente, não só decorando matérias, mas como pessoas humanas buscar aprender, aprofundar, pensar e reflexionar, se aos jovens quando fazem os seus maiores questionamentos acerca da vida, ficam perdidos diante de uma saída fácil oferecida por aí, de não perder tempo com asneiras e fazer o que quiser aproveitando prazerosamente sem escrúpulos sua vida, deixando-os na superficialidade, como somos capazes de falar que as crianças e jovens (adolescentes também) de hoje são nosso futuro, que futuro nos espera assim!?. E muitas outras coisas mais poderiam ser ditas.

Realmente pensar é uma arte, uma arte sublime, que em modo geral todos podemos exercer, mas nem todos são capazes ou tem a coragem de exercê-la. Mesmo na correria que pode ser o nosso dia a dia, buscar aconselhar-se com pessoas bem formadas intelectualmente e moralmente, ler bons livros, aproveitar elementos formativos, informar se melhor sobre o mundo a sua volta, notícias etc., sabendo às vezes notar quando um meio de comunicação manipula algo; perder menos tempo vendo coisas inúteis,quando não deformativas, na TV, como o tempo perdido em BBB, por exemplo. Observar a beleza do mundo, da natureza, assim começaram os primeiros, devia ser nosso desafio para começar então exercer a arte de pensar, FILOSOFIA! Comecemos!

EHC

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário, pergunta ou sugestao: