Traduzir blog

English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By Ferramentas Blog

Bem-Vindo



Ao ler um artigo, dê um click em + 1 ou compartilhe na sua rede social!!!


domingo, 25 de abril de 2010

Respondendo a um chamado!

Hoje, IV domingo do tempo Pascual celebramos Jesus Bom Pastor e o dia das vocações, por isso nada melhor, estimado leitor, que falarmos sobre o Seminário e especificando o Seminário Menor.

O papa na sua carta a Irlanda sinalou a importância da formação nos Seminários, pois bem, hoje, falaremos sobre isso, Seminário é o lugar próprio para a formação dos seminaristas, foram criados para dar o ambiente propício e bases seguras ao futuro sacerdote. Depois do Vaticano II com a secularização e o mau entendimento do Concílio houve uma grande crise no clero e na formação dos Seminários, Seminários esvaziaram se ou, por exemplo, não se podia rezar publicamente o terço, os fiéis rezavam escondidos, pois sim, infelizmente passou isso. Com a graça de Deus hoje vivemos uma situação muito melhor na maioria dos Seminários, de onde tem saído ótimos padres segundo o coração de Cristo Bom Pastor.

A boa formação nos Seminários vai de modo geral, em quatro linhas de formação, humana (base para as outras, o seminarista deve formar suas virtudes humanas, sua moral, trato com as pessoas, como falar bem...), espiritual (um sacerdote sem oração não tem sentido, por isso o Seminário deve fomentar o espírito de oração e o candidato desde aí aprender o trato com Deus e o zelo pela liturgia), intelectual (o futuro padre deve preparar-se estudando a Filosofia e Teologia próprias da formação e também formar-se intelectualmente com outras coisas complementárias que irão ajudar o futuro ministério), e também a formação apostólica (o sacerdote e chamado a anunciar a Palavra de Deus,desde o Seminário se aprender este caráter apostólico, de testemunho que deve ter um sacerdote). O Seminário menor segue estas mesmas linhas de formação adequando a idade dos candidatos que ali ingressam e maduram a si mesmo e na sua vocação. Por isso o próximo tema será o Seminário menor.

EHC

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário, pergunta ou sugestao: